(ENADE, 2014) O mito das três raças foi uma construção fortemente enraizada na produção de material didático no Brasil e compõe uma das representações mais divulgadas da chamada identidade brasileira. Ou seja, a uma cultura brasileira mestiça costuma-se fazer corresponder uma identidade brasileira igualmente mestiça, coesa e homogênea. Os textos dos PCNs e das Diretrizes ao defenderem a ideia de pluralidade cultural, criticam exatamente o papel homogeineizador dessa formulação.
Mattos, H. et al. Personagens negros e livros didáticos. In: ROCHA, H. et al. A História na escola. Rio de Janeiro: FGV, 2009, p. 309.
Refletindo sobre o texto acima, em especial com relação às diversidades históricas e culturais tratadas nos PCNs e Diretrizes, avalie as afirmações a seguir.
I. As conexões entre PCNs e as Diretrizes tendem a construir uma nova relação educacional, abordando a importância histórica de índios e negros no Brasil, e, ao inserir tais grupos nos livros didáticos, o objetivo é mostrar sua participação na formação cultural do povo brasileiro.
II. A partir das discussões sobre o ?mito da democracia racial?, grupos antes considerados à margem do contexto histórico-cultural, passaram a fazer parte das políticas de inclusão, exemplificada pela inserção de temas como História da África e História Indígena nos diferentes níveis de ensino.
III. Os livros didáticos passaram a acompanhar a perspectiva da pluralidade cultural, considerando a diversidade da formação social e histórica do Brasil, abordando as diferenças culturais dos povos indígenas a partir da relação passado e presente, bem como a discussão sobre o sistema escravista, desde o tráfico Atlântico até os dias atuais.
IV. Ao analisar a relação livro didático, PCNs e Diretrizes sobre a questão da pluralidade histórica e cultural, o professor deve observar o que na prática é aplicado em sala de aula, dando ênfase em questões relacionadas à realidade local, em detrimento da realidade nacional.
É correto apenas o que se afirma em
Nenhum comentário:
Postar um comentário